Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/13581
Title: Ciências, Educação Científica e Formação de Professores para Desenvolvimento Sustentável
Authors: Pedrosa, Mª Arminda 
Keywords: Educação para desenvolvimento sustentável; Educação científica; Formação de professores; Boas práticas
Issue Date: 2010
Citation: Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. 7:nº extraordinario (2010) 346-362
Serial title, monograph or event: Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias
Abstract: No contexto de emergência da Década das Nações Unidas de Educação para Desenvolvimento Sustentável, como noutros, emergentes desta iniciativa, ou com ela relacionados, particularmente referentes a boas práticas, procede-se a uma breve revisão de documentos importantes relativamente a prioridades para as ciências e a educação científica. Reconhecendo a importância dos professores, incluindo os de ciências e, em particular, os de Física e Química, para reorientarem os currículos de cujo ensino são responsáveis no sentido de educação para desenvolvimento sustentável, referem-se dois programas de formação contínua e desenvolvimento profissional de professores. Apresentam-se sumariamente aspectos salientes, numa perspectiva de educação para a sustentabilidade e remetendo para fontes de informação pertinentes. Um dos programas realizou-se num departamento universitário de química, destinou-se a professores de Física e Química dos Ensinos Básico e Secundário e intitulou-se “Temáticas CTS em ensino de Química – Abordagens envolvendo trabalho laboratorial”, enquanto o outro, que se intitulou “Educação para um Desenvolvimento Sustentável - Mudanças Climáticas e Edublogues Climántica” e se destinou a professores de Ciências dos Ensinos Básico e Secundário, ainda decorre num centro de formação de uma associação de escolas (Ensinos Básico e Secundário), tem o apoio institucional da UNESCO (Portugal) e envolve, como formadores, professores universitários cujos perfis profissionais representam diversas áreas científicas, e do Ensino Básico e Secundário com experiência em Edublogues Climántica.
URI: https://hdl.handle.net/10316/13581
ISSN: 1697-011X
DOI: 10.25267/rev_eureka_ensen_divulg_cienc.2010.v7.iextra.15
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Química - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.