Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/13566
Título: The Social and Cultural Roles of the University of Coimbra (1537-1820) : some considerations
Autor: Fonseca, Fernando Taveira da 
Palavras-chave: University; Coimbra; Students; Elites; Power; Brazil; Estudantes; Poder; Brasil
Data: 2007
Editora: Universidade do Porto
Brown University
Citação: e-Journal of Portuguese History. 5:1 (2007)
Título da revista, periódico, livro ou evento: e-Journal of Portuguese History
Número: 1
Resumo: The University of Coimbra in Portugal shared the common calling of universities of preparing future ruling elites, but it fulfilled this mission in its own way. Considering the period 1537-1820, this paper presents some indicators of its specific social and cultural roles, such as the evolution of the numbers of students, their geographical origins (including a significant contribution from Brazil), and the kind of knowledge they were seeking. A second cluster of considerations focuses on the relationship with political (and ecclesiastical) power, not only in terms of the representation of the University’s instrumental function, but also of its subsequent actual behavior – combining protection and control – such as in the granting of funding resources, the appointment of professors and academic authorities, and mechanisms conditioning access to future careers.
A Universidade de Coimbra participou na vocação comum às universidades de formar as elites dirigentes mas fê-lo à sua própria maneira. Tomando como referência o período que vai de 1537 a 1820, este artigo apresenta alguns indicadores das funções sociais e culturais que desempenhou, tais como a evolução da frequência estudantil, as origens geográficas dos estudantes (com um significativo contributo do Brasil) e o tipo de conhecimento que procuravam. Um segundo conjunto de considerações centra-se na relação da Universidade com os poderes político e eclesiástico, quer no que toca à representação da função instrumental que ela devia desempenhar, quer mediante a análise dos comportamentos que tal concepção acarretava consigo - num misto de protecção e controlo - tais como a afectação de recursos, a nomeação de professores e autoridades académicas e a criação de filtros condicionadores das futuras carreiras dos graduados.
URI: https://hdl.handle.net/10316/13566
ISSN: 1645-6432
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de História - Artigos em Revistas Internacionais

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