Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/13487
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Fernando Matos-
dc.contributor.authorFlorindo, João Manuel Alves-
dc.date.accessioned2010-07-22T16:15:25Z-
dc.date.available2010-07-22T16:15:25Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationFlorindo, João Manuel Alves - Francisco Ventura: um dramaturgo popular. Coimbra, 2009en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/13487-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Estudos Artísticos, apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbraen_US
dc.description.abstractApós um breve enquadramento social e cultural, em busca da relação de Francisco Ventura com o meio gavionense e alentejano de origem, apresenta-se um esboço da vida e da obra de um autor quase esquecido, que pretendemos nesta dissertação apresentar como exemplo de uma escrita popular nos primeiros dois terços do século XX. Pelos temas, pela linguagem, pela comunicabilidade que sustenta, pela relação com a tradição local e nacional, a escrita para teatro de Francisco Ventura ganha em ser lida em clave popular. Esta condição é transversal a todos os tectos, revelando-se em modalidades que designaremos por ruralismo e rusticidade, circunstância e religiosidade, censura e recepção. Mostra-se o que é no Alentejo da sua infância, o seu embrião simbólico e temático, que o autor faz radicar cenários regionais e modelos da sua visão nacional. Esta representação localizada do espaço e das gentes alentejanas tem reflexos na recepção, adaptação e circulação das suas obras, encenadas por grupos de teatro, profissionais e amadores, escolares e experimentais, por todo o país e ao longo de quase um século. Mostra-se ainda que os meios de comunicação da época funcionam como veículos e simultaneamente como operadores instrumentais na divulgação de uma cultura popular que o Estado Novo identificava como um país pobre, mas festivo e autêntico. A dramaturgia de Francisco Ventura, sendo preponderante na construção duma memória multifacetada do teatro em Portugal, capaz de integrar narrativas hegemónicas e periféricas, eruditas e populares, ainda quando demasiado localizada no seu território, suscita uma reflexão sobre o pacto ideológico que relaciona cultura popular e identidade nacional, teatro e comunidade.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectVentura, Francisco 1910-1994 -- vida e obraen_US
dc.titleFrancisco Ventura: um dramaturgo popularen_US
dc.typemasterThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-5384-4528-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Artes - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_mestrado_João Florindo.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

646
checked on Sep 25, 2024

Download(s) 20

1,396
checked on Sep 25, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.