Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/13450
Título: The impact of extreme flood and drought events on the population dynamics of Scrobicularia plana (da Costa)
Autor: Rito, João Manuel Cura 
Orientador: Pardal, Miguel
Data: 2009
Citação: RITO, João Manuel Cura - The impact of extreme flood and drought events on the population dynamics of Scrobicularia plana (da Costa)
Título da revista, periódico, livro ou evento: The impact of extreme flood and drought events on the population dynamics of Scrobicularia plana (da Costa)
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Os ambientes marinhos estão entre os ecossistemas mais importantes do planeta, tanto em termos ecológicos como sócio-económicos. O estuário do Mondego, como muitos outros, providencia funções ecológicas essenciais, serviços e óptimos habitats para muitas espécies e possui extrema importância para a população humana local. Todos estes benefícios oferecidos por este ecossistema podem estar em risco, visto que a frequência e a intensidade de eventos climáticos extremos, tais como cheias e secas, tem vindo a aumentar drasticamente nas últimas décadas, como resultado das alterações climáticas. Estas perturbações afectam a qualidade geral do estuário, diminuindo a sua produtividade através de impactos na abundância e biomassa das populações e comunidades. O objectivo principal deste estudo foi analisar a resposta de Scrobicularia plana, uma espécie dominante de bivalves na comunidade macrobentónica do Mondego, à forte cheia de 2000/2001 e à seca extrema de 2004/2005. Esta espécie foi altamente afectada por estes dois eventos, mas de diferentes modos. A cheia provocou uma total ausência de recrutamentos em 2001, a diminuição da biomassa e alterou a estrutura da população. A seca causou um maior impacto na biomassa, o declínio na abundância geral e também alterou a estrutura da população. A variação da salinidade da água no estuário está directamente relacionada com a quantidade de precipitação. Os valores extremos de salinidade alcançados durante as cheias e as secas são uma das principais razões para a alteração da dinâmica populacional de Scrobicularia plana. Tendo esta espécie uma extrema importância ecológica e económica, os eventos extremos climáticos causaram grandes impactos ecológicos e económicos na área em questão.
URI: https://hdl.handle.net/10316/13450
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
The impact of extreme flood and drought events.pdf2.51 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.