Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/13370
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dc.contributor.advisorCunha, Isabel Ferin-
dc.contributor.advisorTorres, Leonor Lima-
dc.contributor.authorNascimento, Diogo Chouzal do-
dc.date.accessioned2010-06-29T07:34:07Z-
dc.date.available2010-06-29T07:34:07Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationNascimento, Diogo Chouzal do - Percepções de cultura e mudança organizacional. Coimbra, 2009en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/13370-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Comunicação e Jornalismo, área de especialização em Comunicação e Jornalismo, apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbraen_US
dc.description.abstractA presente dissertação, foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Comunicação e Jornalismo, a apresentar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O objectivo deste estudo é dar a conhecer o papel que a cultura organizacional exerce no interior das organizações. O que é de facto partilhado numa organização? Existe uma cultura única, ou antes, culturas diferenciadas na organização? Até que ponto a cultura organizacional é algo de consciente e intencional, ou pelo contrário, uma dimensão organizacional escondida no subconsciente dos actores? O papel que a cultura exerce nas práticas quotidianas do contexto organizacional, como o processo de mudança das mesmas, foi o objectivo desta investigação empírica. A dissertação foi estruturada em duas partes. Numa primeira fase, apresentamos o enquadramento teórico da temática abordada. São focadas as diversas correntes e conceitos de cultura, as manifestações de cultura, níveis de análise cultural, modelos de cultura e o processo de mudança organizacional. Na segunda parte, é apresentada uma investigação empírica que recaiu sobre uma organização de ensino superior. Embora já tenham sido apresentados estudos académicos, cujo objecto de estudo e análise incidiu sobre este tipo de organizações, este trabalho efectua uma abordagem que reflecte a opinião que os docentes têm das práticas culturais exercidas pelos mesmos. As metodologias quantitativas foram privilegiadas como estratégia de análise na segunda parte, utilizando como técnica de recolha de dados, o inquérito por questionário e posterior análise estatística dos dados. Pretende-se desta forma evidenciar a importância que a cultura exerce na vida organizacional, que por conseguinte, vai ter repercussões na forma de realizar comunicação organizacional.en_US
dc.description.abstractThe present dissertation was developed in the context of the Master's degree in Communication and Journalism, to be presented in the Philological Faculty of the University of Coimbra. The objective of this study is to let know the part that organizational culture plays in the interior of the organizations. What is indeed shared in an organization? Is there only one culture, or rather, differentiated cultures in the organization? How far is culture something conscious and intentional, or, on the contrary, an organizational dimension hidden in the sub consciousness of the actors? The part that the culture plays in everyday practices of the organizational context, like their process change, was the objective of this empirical investigation. The dissertation was structured in two parts. In a first phase, we present the theoretical framing of the boarded theme. Several currents and concepts of culture are focused, the demonstrations of culture, levels of cultural analysis, model of culture and the process of organizational change. In the second part, an empirical investigation is presented that fell back on an organization of superior teaching. Though there have been already presented academic studies, whose object of study and analysis happened on this type of organizations, this work effectuates an approach that reflects the opinion that the teachers have of the cultural practices practiced by them. The quantitative methodologies were privileged such as analysis strategy in the second part, using technique of gathering of data, the inquiry for questionnaire and subsequent statistical analysis of the data. It intends to show up in this way the importance that the culture practices in the organizational life that, consequently, is going to have repercussions in the form of carrying out organizational communication.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectSociologia das organizaçõesen_US
dc.subjectCultura organizacionalen_US
dc.subjectSociologia das organizaçõesen_US
dc.subjectEnsino superior -- organizaçãoen_US
dc.subjectAnálise culturalen_US
dc.titlePercepções de cultura e mudança organizacionalen_US
dc.typemasterThesisen_US
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8701-527X-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado
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