Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/12716
Title: Porque os professores também sentem!
Authors: Martins, Maria Antónia de Sousa Ribeiro 
Orientador: Pessoa, Maria Teresa Ribeiro
Rebelo, Maria da Piedade Pessoa Vaz
Keywords: professores; ensino secundário; sentimentos; emoções; avaliação do desempenho
Issue Date: 22-Jan-2010
Abstract: Com este trabalho, pretendemos dar a conhecer as emoções e os sentimentos de professores do Ensino Secundário face à implementação das reformas educativas do XVII Governo Constitucional Português. Partindo de uma resenha cronológica, que pretende contextualizar e facilitar a compreensão de todo o processo de luta que nos últimos quatro anos tem oposto professores ao Ministério da Educação, daremos conta das principais características e controvérsias do Estatuto da Carreira Docente, de 15 de Janeiro de 2007, e do clima por ele gerado nas escolas públicas. Porque os Professores Também Sentem é um estudo qualitativo que apesar de significativo, não poderá ser generalizável, porque exploratório. É uma investigação suportada na análise de conteúdo realizada a quatro entrevistas a professores e em que pretendemos, sobretudo, compreender as emoções e os sentimentos que se escondem por trás de uma classe que sente estar a ser maltratada por alguns sectores da opinião pública e pela tutela, mas que, apesar disso, tem conseguido encontrar estratégias para continuar a ser aquilo por que sempre tem lutado: ser professor!...
With this work we want to make known the emotions and feelings of High School teachers towards the implementation of the XVII Portuguese Constitutional Government educational reforms. Starting from a chronological review, which aims to contextualise and facilitate the understanding of the whole struggle process in which teachers have been opposing the Ministry of Education for the last four years, we will give account of the main features and controversies of the Teaching Career Statute of 15 of January of 2007, and the atmosphere it created in public schools. Because Teachers Also Feel is a qualitative study that, although significant, is not generalizable because of its exploratory nature. It is a research study supported by the content analysis of four interviews with teachers, from which we want, above all, to understand the emotions and feelings hidden behind a class that feels abused by certain public opinion sectors and by its superiors but which, nevertheless has managed to find strategies to remain being what it has always fought for: being a teacher!...
Avec ce travail, nous prétendons faire connaître les émotions et les sentiments des professeurs de l’enseignement secondaire, par rapport aux changements produits par les réformes éducatives du XVIIe Gouvernement Constitutionnel Portugais. Partant de faits chronologiques qui visent à contextualiser et à faciliter la compréhension de l’ensemble du processus de lutte qui, depuis ces quatre dernières années, a opposé les professeurs au Ministère de l’Éducation, nous rendrons compte, ensuite, des principales caractéristiques et des controverses du Statut de la Carrière des Enseignants, du 15 janvier 2007, et de l’ambiance qu’a engendré dans les écoles publiques “Car Les Professeurs Ont Aussi Des Sentiments” c’est une étude qualitative qui, bien que significative, ne pourra pas être généralisable, parce qu’elle est exploratoire. Il s’agit d’une recherche soutenue par l’analyse du contenu d’entretiens réalisés à quatre professeurs et avec laquelle nous voulons, avant tout, comprendre les émotions et les sentiments qui se cachent derrière une classe professionnelle qui se sent maltraitée par certains secteurs de l’opinion publique et par la tutelle. Néanmoins, les professeurs ont réussi à trouver des stratégies qui leur ont permis de rester ce qu’ils ont toujours voulu être: des professeurs!...
URI: https://hdl.handle.net/10316/12716
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Maria Antónia Martins.pdf984.7 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

158
checked on Apr 17, 2024

Download(s)

115
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.