Title: AS CIDADES E TERRITÓRIOS DO CONHECIMENTO NA ÓPTICA DESENVOLVIMENTO E DO MARKETING TERRITORIAL
Authors: Fernandes, Ricardo Jorge Lopes 
Fernandes, Rui Jorge Gama 
Keywords: Cidades e territórios do conhecimento;Territórios inteligentes;Marketing territorial
Issue Date: Sep-2006
Citation: FERNANDES, Ricardo e GAMA, Rui (2006) As Cidades e Territórios do Conhecimento na Óptica do Desenvolvimento e do Marketing Territorial. In Actas do V Colóquio da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR): “Recursos, Ordenamento, Desenvolvimento”. APDR e Escola Superior de Tecnologia de Viseu, 15 a 17 de Setembro de 2006.
Series/Report no.: Actas do V Colóquio da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR): “Recursos, Ordenamento, Desenvolvimento”
Abstract: A cidade actual está, de certa forma, ligada a um conceito de economia do conhecimento, sendo os processos de aprendizagem colectiva, cumulativa e localizada, uma nova marca para cidades e territórios. Da relação entre a criatividade, o conhecimento e as infra-estruturas físicas poderá emergir o conceito de cidade inteligente, que passará pela criação, nos territórios locais e regionais, de estruturas capazes de promover e assegurar uma aprendizagem colectiva e de desenvolver territorialmente o conhecimento integrando as questões territoriais e cruzando o digital com o real. Neste quadro, os territórios assumem uma estreita necessidade em desenvolver estratégias de afirmação, promoção e mobilização de recursos diversos procurando atrair e fixar bens, capital humano, recursos financeiros e investimento, pois só desta forma os territórios serão competitivos num “mercado global”. Interessa-nos, assim, discutir as cidades e territórios do conhecimento no contexto do seu funcionamento como matrizes para o desenvolvimento de processos estratégicos de marketing territorial, baseados na aposta em diferentes esferas da cidade e em elementos-chave como as redes, a liderança, os recursos humanos quantificados em capital intelectual, isto é, nos fluxos de conhecimento. Deste modo, no contexto das estratégias de marketing aplicadas ao espaço urbano, este tem que apostar na nova era da informação, conhecimento e comunicação, pois estes são essenciais para o desenvolvimento, competitividade e imagem da cidade num mundo cada vez mais competitivo e global, determinado e diferenciado pelas suas vantagens específicas.
URI: http://hdl.handle.net/10316/12405
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Geografia - Artigos em Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernandes&Gama_APDR_2006.pdf333.54 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.