Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/12153
Title: Impacto da Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (subtipode validade com a Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC)*
Authors: Alfaiate, Cláudia Isabel dos Santos 
Orientador: Simões, Mário Manuel Rodrigues
Keywords: Hiperactividade; Défice de atenção; Avalição neuropsicológica; Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra
Issue Date: 21-Dec-2009
Abstract: Com o objectivo de examinar o impacto que a Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) tem a nível do funcionamento neuropsicológico e, ao mesmo tempo, validar os resultados da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC), neste grupo clínico, comparou-se o desempenho de 30 crianças de uma amostra de crianças diagnosticadas com PHDA – subtipo Combinado (PHDA-C) com um grupo de controlo equivalente, considerando as variáveis idade, género, área geográfica e escolaridade da mãe e do pai. Embora apresente resultados médios no exame da inteligência (WISC-III, MPCR), o grupo PHDA-C manifesta desempenhos em funções neurocognitivas específicas que sinalizam a presença de défices significativos em tarefas dos diversos domínios avaliados pela BANC: memória, funções executivas, atenção e linguagem. As diferenças mais significativas foram encontradas nas medidas de memória visuo-espacial a curto e longo prazo, planificação, atenção sustentada, atenção dividida e nomeação rápida, com magnitudes de efeito (Cohen`s d) moderadas a elevadas. Não foram encontradas, nesta amostra, diferenças estatisticamente significativas que suportem uma associação entre PHDA-C e défices ao nível da atenção selectiva e fluência verbal. Os resultados obtidos evidenciam a utilidade clínica e o poder discriminativo da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra, na avaliação de crianças com PHDA-C.
Description: Tese de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/12153
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_Cláudia Alfaiate_2009.pdf785.93 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

861
checked on Apr 17, 2024

Download(s) 10

2,275
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.