Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/11604
Título: Algumas Estratégias para a Melhoria da Qualidade dos Serviços de Saúde
Autor: Ferreira, Pedro Lopes 
Seco, Olga Maia 
Data: Jun-1993
Editora: Centro de Estudos Sociais
Citação: Revista Crítica de Ciências Sociais. 37 (1993) 159-172
Resumo: A satisfação dos utentes em relação ao seu estado de saúde e aos cuidados prestados pelas instituições de saúde não tem acompanhado a melhoria substancial do estado de saúde da população. Face a esta situação, há que agir, apresentando uma imagem mais correcta dos serviços de saúde e prestando uma melhor qualidade de cuidados de saúde. E esta melhor qualidade passa, necessariamente, não só pela melhoria técnica dos serviços prestados, mas também por um melhor acesso à saúde, por uma melhor informação relativamente ao próprio estado de saúde do doente, pelo carinho com que este é tratado e pela atenção dedicada aos seus sentimentos e valores. Neste artigo analisamos alguns conceitos considerados pilares fundamentais para a melhoria contínua da qualidade, nomeadamente os conceitos de processo e de consumidor, a necessidade de se estudar a variação e, por fim, a utilização de ferramentas científicas para a gestão da qualidade
URI: https://hdl.handle.net/10316/11604
ISSN: 0254-1106
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FEUC- Artigos em Revistas Nacionais
I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais

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