Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/116022
Título: THE HEART-SIMS-1: SIMULATION TRAINING FOR INVASIVE CARDIOVASCULAR PROCEDURES
Outros títulos: THE HEART-SIMS-1: TREINO DE SIMULAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS CARDIOVASCULARES INVASIVOS
Autor: Lobo, Bárbara Gouveia Costa
Orientador: Gonçalves, Lino Manuel Martins
Santos, Manuel Oliveira
Palavras-chave: Education; 3D-printing; Invasive coronary angiography; Cardiovascular procedures; Simulation training; Ensino; impressão 3D; Angiografia coronária invasiva; Procedimentos cardiovasculares; Treino de simulação
Data: 22-Mar-2024
Título da revista, periódico, livro ou evento: THE HEART-SIMS-1: SIMULATION TRAINING FOR INVASIVE CARDIOVASCULAR PROCEDURES
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Introduction: The use of three-dimensional simulation training (ST) for invasive cardiovascular procedures is an effective tool providing a controlled and safe environment forstudents to practice complex procedures without risking real patients during the learning process. We aim to assess the impact of ST compared to classical teaching of coronary angiography among medical students and to raise awareness for the importance of simulated training in interventional cardiology.Methods: 28 medical students in their sixth year will attend a theoretical learning session on coronary angiography. They will be randomized in 2 groups: a conventional training (CT) group(n=14) and a ST group (n=14). CT group will visualize a 20-minute video-recorded simulation procedure, while ST group will perform coronary angiography simulated training with SimulHeart in groups of two, also for 20 minutes. After the training session, students’ knowledge will be assessed through a theoretical multiple-choice exam and a practical evaluation in a catheterization laboratory using SimulHeart.Results: We expect superior performance both in theoretical and practical tests in the STgroup compared to CT group. We also anticipate that this project will encourage a broader adoption of ST as a tool for teaching medical students in the field of interventional cardiology.Discussion and conclusion: ST might play an important role in medical education. In the field of interventional cardiology, it can lead to better understanding of coronary anatomy and practical skills. Proficiencies acquired through ST might be applicable to real-word clinical situations. Additional research is needed to establish a correlation between simulation training and future clinical performance in real patients.
Introdução: O uso de treino de simulação (TS) 3D para procedimentos cardiovasculares invasivos é uma ferramenta eficaz que proporciona um ambiente controlado e seguro para os estudantes praticarem procedimentos complexos sem colocar em risco pacientes reais durante o processo de aprendizagem. O nosso objetivo é avaliar o impacto do TS em comparação com o treino convencional (TC) de angiografia coronária entre os estudantes de medicina e sensibilizar para a importância do TS em cardiologia de intervenção.Métodos: 28 estudantes de medicina do sexto ano assistirão a uma sessão teórica sobre angiografia coronária. Serão distribuídos aleatoriamente em 2 grupos: um grupo de TC (n=14) e um grupo de TS (n=14). O grupo de TC visualizará um procedimento de simulação gravado em vídeo com a duração de 20 minutos, enquanto o grupo de TS realizará angiografia coronária com o simulador SimulHeart em grupos de dois, também durante 20 minutos. Após a sessão de treino, os conhecimentos dos alunos serão avaliados através de um exame teórico de escolha múltipla e de uma avaliação prática num laboratório de cateterismo utilizando o SimulHeart.Resultados: Esperamos um desempenho superior, tanto nos testes teóricos como nos práticos, no grupo de simulação em relação ao grupo controlo. Esperamos também que este projeto encoraje uma adoção mais alargada do TS como ferramenta para o ensino de estudantes de medicina na área da cardiologia de intervenção.Discussão e conclusão: O TS pode desempenhar um papel importante na educação médica. No domínio da cardiologia de intervenção, pode levar a uma melhor compreensão da anatomia coronária e aumento das competências práticas. As competências adquiridas através do TS podem ser aplicáveis a situações clínicas reais. É necessária investigação adicional para estabelecer uma correlação entre o TS e o desempenho clínico futuro em doentes reais.
Descrição: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/116022
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons