Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/106239
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dc.contributor.advisorSantos, Elizabete Conceição dos-
dc.contributor.advisorNovaes, Ivan Luiz-
dc.contributor.authorSouza, Fernanda Lima-
dc.date.accessioned2023-03-27T14:05:53Z-
dc.date.available2023-03-27T14:05:53Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/106239-
dc.descriptionDocumentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeirospor
dc.description.abstractO campo é reflexo do seu contexto histórico social, que representa o descaso político enraizado nas decisões educacionais. Diante desse contexto, a pesquisa parte do conhecimento dialogado com outros autores e as situações emergenciais deflagradas na educação do campo em turmas multisseriadas. Portanto, a pesquisa teve o objetivo de encontrar elementos para delinear uma proposta de alternativa de atendimento às turmas multisseriadas compostas por alunos da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, no intuito de melhorar a qualidade do processo de alfabetização desenvolvida nesse ciclo de ensino. Dessa forma, parte da seguinte pergunta: que estratégias de atendimento educacional podem ser desenvolvidas pela SEDUC de Itapicuru com o intuito de contribuir para o processo de alfabetização das classes multisseriadas? Partindo dessa pergunta, foi necessário explorar os conteúdos dos diversos documentos sobre política de atendimento educacional, divulgados a partir da Conferência Nacional da Educação do Campo de 1998 e de 2004 até 2013; levantar informações sobre o contexto das turmas multisseriadas no Brasil e sobre o processo de alfabetização nessas escolas. A pesquisa tem base qualitativa, em diálogo com Boaventura (2011) e Freire (2007), e se caracteriza como estudo de caso, de acordo com Yin (2010). Nesse sentido, a análise dos dados buscou estabelecer uma visão articulada entre as normatizações nacionais e a conjuntura local. Sendo assim, foram desenvolvidos níveis, articulados com análises do contexto social e histórico da política de atendimento à educação no campo, análise social, pedagógica e geográfica do contexto de investigação e análise da perspectiva dos sujeitos envolvidos no contexto de investigação.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectEducação do campopt
dc.subjectTurmas multisseriadaspt
dc.subjectSistema Educacionalpt
dc.titleEducação nas Escolas do Campo: Bases para a construção de uma alternativa para melhorar a qualidade do processo de alfabetização nas turmas multisseriadas do Município de Itapicuru-Bapt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationUniversidade do Estado da Bahiapt
dc.date.embargo2014-01-01*
uc.rechabilitacaoestrangeirayespt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros
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