Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/10610
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dc.contributor.advisorFerreira, José Pedro Leitão-
dc.contributor.advisorCampos, Maria João-
dc.contributor.authorCortez, Mafalda Montalvão Côrte-Real Pinto-
dc.date.accessioned2009-07-10T08:34:07Z-
dc.date.available2009-07-10T08:34:07Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/10610-
dc.description.abstractO estudo das atitudes dos professores de Educação Física face ao ensino de alunos com deficiência nas suas aulas de ensino regular, em Portugal, é reduzido, relativamente à condição de deficiência auditiva. Considerando a importância do papel do professor enquanto agente de mudança, este é determinante na formação de atitudes, positivas e negativas, face ao processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva nas aulas de Educação Física do ensino regular. Assim foi nosso objectivo realizar uma investigação de forma a averiguar quais das características dos professores de Educação Física (idade, género, tempo de serviço, ano de escolaridade que leccionam, habilitações académicas, formação em Ensino Especial ou Necessidades Educativas Especiais, experiência no ensino de indivíduos com deficiência, qualidade de experiência e competência) estão relacionadas com atitudes face ao ensino de alunos com deficiência. O presente estudo é um estudo exploratório de natureza descritiva, uma vez que o instrumento de avaliação PEATID III (Folson-Meek & Rizzo, 1993) está a ser usado pela primeira vez na população portuguesa. A amostra deste estudo é constituída por 254 professores de Educação Física do género masculino (N=164) e feminino (N=90), com idades compreendidas entre os 21 e os 58 anos, sendo a média de idades e desvio padrão 36,64 e 8,94, respectivamente. Há diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis independentes grupo etário, tempo de serviço, formação em EE, níveis de ensino e experiência relativamente às variáveis dependentes qualidade de experiência, à competência percebida e atitudes. Aparecem fortes correlações positivas no que toca à competência percebida, à qualidade de experiência e às atitudes. Os resultados obtidos após o tratamento estatístico permitira-nos concluir que quanto mais os professores se autopercepcionarem como competentes, mais positivas serão as suas atitudes face ao ensino de indivíduos com deficiência, sendo este o melhor predictor de atitudes. Ficou visivelmente clara a evidência da importância da aposta na formação dos professores de Educação Física. Palavras-chave: Atitudes, Professores de Educação Física, Deficiência Auditivaen_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectDeficiência auditivaen_US
dc.subjectInclusãoen_US
dc.subjectAtitudes dos professoresen_US
dc.subjectProfessores de educação físicaen_US
dc.titleAtitudes dos Professores de Educação Física Face à Inclusão de Alunos com Deficiência: Estudo Exploratório Face à Deficiência Auditivaen_US
dc.typebachelorThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypebachelorThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-4427-3276-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-2148-3534-
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