Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104337
Title: Atividades Assistidas por Animais: A Leitura Assistida por Cães para Crianças no Ensino Básico
Other Titles: Animal Assisted Activities: Dog Assisted Reading for Children in the Primary School
Authors: Silva, Pedro Jorge Coelho da
Orientador: Ferro, Maria Jorge Santos Almeida Rama
Keywords: Actividades Assistidas por Cães; Leitura Assistida por Cães; Dificuldades na aprendizagem; Dog Assisted Activities; Dog Assisted Reading; Learning Difficulties
Issue Date: 26-Oct-2021
Serial title, monograph or event: Atividades Assistidas por Animais: A Leitura Assistida por Cães para Crianças no Ensino Básico
Place of publication or event: Universidade de Coimbra
Abstract: Os animais fazem parte da história do Homem desde sempre (Shipman, 2010). O Homem é capaz de estabelecer uma relação especial com os animais, diferente da relação que estabelece com os elementos da sua própria espécie. Existem várias teorias que suportam a existência desta relação especial, que a tentam explicar e enquadrar. Todas as pessoas que têm animais domésticos entendem o nível de apego que está subjacente a estas relações, mesmo que muitas vezes não o consigam verbalizar nem tenham consciência total do impacto que os animais têm nas suas vidas.A relação especial que existe entre os homens e os animais levou a que estes fossem utilizados em várias atividades, tendo como objetivo a melhoria de alguns aspetos da vida das pessoas, ou das suas competências em determinadas áreas. Esta cooperação entre o homem e o animal vai para lá da ajuda em atividades físicas.Neste trabalho, apresenta-se uma revisão de literatura que se foca no estudo das atividades assistidas por animais e, em particular, às atividades de leitura assistida por cães para crianças com dificuldades neste processo. Tendo em conta o conhecimento adquirido pela consulta da literatura existente, levou-se a cabo um estudo exploratório acerca do potencial de uma estratégia de superação de dificuldades de leitura por mediação da presença de um animal de companhia (neste projeto, um canídeo treinado para o acompanhamento tranquilo da atividade dos participantes no trabalho). Neste estudo, três crianças com dificuldades a nível da leitura participaram num conjunto de sessões de leitura assistida por um cão. Os resultados deste estudo estão alinhados com os resultados da maior parte dos estudos existentes. Foi possível concluir que, para estas crianças, a participação nesta atividade foi benéfica, com uma melhoria quantificável a nível das competências de leitura medida por teste-reteste (com base em O Rei aferido para a população portuguesa).
Animals have always been part of human history (Shipman, 2010). The humankind is able to establish a special relationship with animals, different from the relationship that is established with their own kind. There are several theories that support, explain and frame the existence of this special relationship. Everyone who owns pets understands the level of attachment that exists in these relationships, even if this attachment is difficult to put into words, or even when the owners are not fully and conscientiously aware of the impact animals have on their lives.The special relationship that exists between humans and animals has led them to be used in various activities, aiming to improve some aspects of people's lives, or their skills in certain areas. This cooperation between man and animal goes beyond the immediate help with more physical activities.This dissertation presents a literature review that is focused on the study of animal-assisted activities and, in particular, dog-assisted reading activities for children with reading difficulties. Considering the knowledge acquired by consulting the existing scientific literature, an empirical study was also carried out. In this study, three children with reading difficulties participated in a set of dog-assisted reading sessions. The results of this study are in line with the results of most existing studies. It was possible to conclude that, for these children, participating in this activity was beneficial, with quantifiable improvements in their reading skills.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104337
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
PedroSilva_dissertação final.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons