Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/1041
Título: Comunicação entre crianças. Investigação empírica precedida de um estudo sobre linguagem e comunicação
Autor: Simões, Maria das Dores Formosinho Sanches 
Orientador: Raposo, Nicolau
Palavras-chave: Psicologia da Educação
Data: 5-Dez-1988
Citação: SIMÕES, Maria das Dores Formosinho Sanches - Comunicação entre crianças. Investigação empírica precedida de um estudo sobre linguagem e comunicação. Coimbra: ed. aut., 1988. 660 p.
Resumo: A presente tese de dissertação comporta três partes, as quais distintas nos seus conteúdos específicos, mediatizam, no entanto, um mesmo propósito heurístico. Na Parte I, a autora mostra como a temática da comunicação tem vindo a ocupar um lugar central nos estudos linguísticos, o que está patente no título que lhe atribui - Da linguagem à comunicação. Com efeito, ao longo dos cinco capítulos que a integram, foi-se mostrando a necessidade de radicar o fenómeno linguístico numa perspectiva mais abrangente, de forma a não alienar a componente social que o funda. Após abordar as novas perspectivas introduzidas pela designada "linguística social", a primeira parte do estudo finaliza-se com um capítulo em que se destaca a necessidade de uma teoria geral da comunicação humana e se apontam alguns fundamentos básicos para a sua constituição. Na Parte II da obra, que integra os 6.o e 7.o capítulos, foca-se a incidência da nova orientação dos estudos linguísticos nas concepções referentes à ontogénese da fala - nomeadamente o renovado interesse que suscita a questão da comunicação entre crianças - e analisam-se as várias tendências que se configuram no âmbito desta temática de pesquisa, desde o clássico estudo de Piaget - Le langage et la pensée chez l'enfant (1923). Perspectivando a competência comunicativa das crianças em termos que a representam como dependente das características do referente e das exigências da tarefa, a autora desenvolve na Parte III uma investigação empírica em que, distanciando-se críticamente da tese piagetiana do "egocentrismo" verbal, conclui face aos dados obtidos que, na idade de 5-6 anos, a generalidade dos sujeitos está na posse dos elementos básicos da competência comunicativa, se bem que limitações de ordem cognitiva possam constituir, em certas situações ou com certo tipo de referentes, um factor impeditivo do sucesso da comunicação.
Descrição: Tese de doutoramento em Psicologia (Ciências da Educação) apresentada à Fac. de Psicologia e de Ciências da Educação da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1041
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

694
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.