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https://hdl.handle.net/10316/1023
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Santos, Eduardo | - |
dc.contributor.advisor | Fischer, Gustave-Nicolas | - |
dc.contributor.author | Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-04T14:47:51Z | - |
dc.date.available | 2008-12-04T14:47:51Z | - |
dc.date.issued | 2006-11-23 | en_US |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/1023 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Psicologia (Psicologia Pedagógica) apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação procura contribuir para um conhecimento mais aprofundado do fenómeno bullying em Portugal, particularmente através da caracterização dos alunos agressores e/ou vítimas nalguns domínios de saúde/bem estar e ajustamento escolar, procurando a identificação de um perfil diferenciado, associado a estes grupos de alunos que se envolvem em comportamentos de bullying. O nosso estudo incidiu sobre alunos a frequentar o 3º ciclo de escolaridade na zona da grande Lisboa. A nossa amostra foi seleccionada aleatoriamente, sendo constituída por um total de 581 alunos provenientes de 11 escolas dos concelhos de Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra. O conjunto de instrumentos utilizados para a recolha de dados foi constituído pela Escala de Auto-conceito para Adolescentes de Susan Harter, pelo Questionário Comportamentos de Saúde em Jovens em Idade Escolar da Organização Mundial de Saúde, por um Questionário sociométrico e por um Questionário de nomeação dos colegas. Verificou-se a associação diferenciada de alguns domínios de saúde/bem estar e ajustamento escolar ao grupo de alunos agressores, vítimas e vítimas-agressivas, permitindo delinear diferentes perfis, designadamente ao nível do auto-conceito, auto-estima, confiança em si próprio, nível de aceitação social, isolamento social e relação com a escola. Somente ao nível dos resultados escolares se evidenciaram semelhanças entre os grupos, sendo igualmente baixos nos três grupos de alunos com envolvimento. Os alunos agressores evidenciaram um perfil positivo no domínio do bem-estar (auto-conceito, auto-estima, confiança em si próprio) e de aceitação social (estatuto sociométrico e isolamento social), contrariamente aos alunos vítimas, onde se verificaram baixos níveis de bem-estar e uma fraca aceitação social. O grupo de alunos vítimas-agressivas apresenta um perfil misto, por um lado semelhante aos agressores no domínio do bem-estar, por outro lado semelhante às vítimas nos baixos níveis de aceitação social. | en_US |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | eng |
dc.subject | Psicologia Pedagógica | en_US |
dc.title | Comportamentos de bullying entre pares : bem estar e ajustamento escolar | en_US |
dc.type | doctoralThesis | en_US |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | none | - |
item.fulltext | Sem Texto completo | - |
crisitem.advisor.researchunit | IPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-9305-9073 | - |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Doutoramento |
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