Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101306
Title: Prevention of Human Papillomavirus Infection. Beyond Cervical Cancer: A Brief Review
Authors: Medeiros, Rita
Vaz, Susan Sofia Gonçalves 
Rebelo, Teresa 
Figueiredo Dias, Margarida 
Keywords: Papillomavirus Infections;; Papillomavirus Vaccines; Uterine Cervical Neoplasms; Infecções por Papillomavirus; Neoplasias do Colo do Útero; Vacinas contra Papillomavirus
Issue Date: 2-Mar-2020
Serial title, monograph or event: Acta Medica Portuguesa
Volume: 33
Issue: 3
Abstract: Human papillomavirus is responsible for almost all cases of cervical cancer, an important portion of anogenital and oropharyngeal invasive and preinvasive lesions, as well as genital warts (condyloma acuminatum) and recurrent respiratory papillomatosis. Currently, three prophylactic vaccines against high-risk Human papillomavirus are commercialized in many countries worldwide.
Introdução: O vírus do papiloma humano é responsável por quase todos os casos de cancro do colo do útero, de uma importante fração de lesões anogenitais e orofaríngeas pré-invasivas e invasivas bem como de condilomas genitais e da papilomatose respiratória recorrente. Atualmente existem três vacinas profiláticas contra o vírus do papiloma humano de alto risco comercializadas em vários países do mundo. Métodos: Para esta revisão não-sistemática, os autores pesquisaram na MEDLINE/PubMed revisões sistemáticas, metanálises e ensaios clínicos randomizados, publicados nos últimos seis anos, utilizando os termos “HPV”, “cancro não cervical” e “vacina”. Os cancros não cervicais causados pelo vírus do papiloma humano são lesões menos comuns. Contudo, a sua incidência tem aumentado, a par de uma diminuição do cancro do colo do útero, devido principalmente à implementação de programas de rastreio altamente eficazes. Uma vez que não existem programas oficiais de rastreio para cancros não cervicais, a vacinação universal pode ter um impacto importante. O efeito preventivo da vacina é principalmente estudado e estabelecido em relação ao cancro do colo do útero, embora também tenha sido demonstrado no desenvolvimento de lesões vulvares e vaginais. Até ao momento, a eficácia na prevenção de doenças anais e orofaríngeas relacionadas com o vírus do papiloma humano é incerta, devido à escassez de dados na literatura e baixa cobertura de vacinação em homens. A prevalência de lesões e o consequente benefício absoluto da vacinação é inferior nos homens, porém proporciona um benefício adicional à imunidade de grupo alcançada com a vacinação de mulheres. Conclusão: A fração total de lesões malignas e pré-malignas atribuídas aos genótipos de vírus do papiloma humano contidos na vacina nonavalente é significativa tanto em mulheres quanto em homens, o que confere a essa vacina um grande potencial em termos de Saúde Pública.
URI: https://hdl.handle.net/10316/101306
ISSN: 1646-0758
0870-399X
DOI: 10.20344/amp.12259
Rights: openAccess
Appears in Collections:FMUC Med. Dentária - Artigos em Revistas Internacionais

Show full item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons