Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/101057
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRigo, Rosa Maria-
dc.contributor.authorMoreira, José António Marques-
dc.contributor.authorDias-Trindade, Sara-
dc.date.accessioned2022-07-29T08:36:21Z-
dc.date.available2022-07-29T08:36:21Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn2448-1939pt
dc.identifier.issn1807-1112pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/101057-
dc.description.abstractEste artigo sintetiza dados oriundos de tese defendida em janeiro de 2020 para a obtenção de Doutorado em Educação, realizado em Instituição privada, localizada no Sul do Brasil. A problematização estabelecida para a investigação visou a analisar: Quais fatores mais contribuem para promover o engagement de estudantes do primeiro ano da graduação? Para análise dos dados optou-se por uma metodologia combinada, amparada pela triangulação de dados como fundamento lógico para fontes múltiplas de evidências. Esta metodologia propiciou a produção de uma análise mais completa e confiável para consequente elaboração de uma proposta de teoria integrada de engagement acadêmico para o contexto brasileiro, como proposição de tese. O questionário on-line foi o instrumento escolhido para a coleta de dados, aplicado a setenta e oito alunos do primeiro ano da graduação de seis Instituições de Ensino Superior, localizadas em três Estados brasileiros. Os fatores apontados pelos respondentes destacaram em ordem de preferência: 1) Relações Interpessoais; 2) Formação Acadêmica (postura/atitudes do professor); 3) Tecnologias Digitais; 4) Infraestrutura da Instituição; 5) Formação pessoal/interesse e dedicação do próprio aluno; 6) Suporte Acadêmico; 7) Conteúdos trabalhados/ ofertados; 8) Áreas de Lazer/entretenimento; 9) Sentimento de pertença universitária.pt
dc.description.abstractThis article summarizes data from the Doctoral thesis in Education, carried out in a private institution, located in the south of Brazil, and defended in January 2020. The problematization established for the investigation aimed to analyze: What factors most contribute to promote the engagement of students first year of graduation? For data analysis, a combined methodology was chosen, supported by data triangulation as a rationale for multiple sources of evidence. This methodology enabled the production of a more complete and reliable analysis for the consequent elaboration of a proposal for an integrated theory of academic engagement for the Brazilian context, as a thesis proposal. The online questionnaire was the instrument chosen for data collection, applied to seventy-eight first-year undergraduate students from six Higher Education Institutions, located in three Brazilian states. The factors pointed out by the respondents highlighted in order of preference: 1) Interpersonal Relations; 2) Academic training (teacher's posture / attitudes); 3) Digital Technologies; 4) Institution's infrastructure; 5) Personal training / interest and dedication of the student; 6) Academic Support; 7) Contents worked / offered; 8) Leisure / entertainment areas; 9) Feeling of belonging to a university.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectEngagement acadêmicopt
dc.subjectTecnologias Digitaispt
dc.subjectFormaçãopt
dc.subjectEducação Superiorpt
dc.subjectEnsino de Graduaçãopt
dc.subjectAcademic engagementpt
dc.subjectDigital Technologiespt
dc.subjectFormationpt
dc.subjectCollege educationpt
dc.subjectUndergraduate Teachingpt
dc.titleItinerários digitais como fomento ao engagement na educação superior: uma pedagogia permeada por conexõespt
dc.title.alternativeDigital itineraries as a promotion of engagement in higher education: a pedagogy permeed by connectionspt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage113pt
degois.publication.lastPage138pt
degois.publication.titlePraksispt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.25112/rpr.v1.2434pt
degois.publication.volume1pt
dc.date.embargo2021-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-5927-3957-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Show simple item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons