Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/100943
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFestas, Isabel-
dc.contributor.authorSeixas, Ana Maria-
dc.contributor.authorMatos, Armanda-
dc.date.accessioned2022-07-21T14:55:03Z-
dc.date.available2022-07-21T14:55:03Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.isbn978-989-99775-5-6-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/100943-
dc.description.abstractConsiderando o plágio como a apropriação por alguém da escrita de outra pessoa, pode estabelecer-se uma relação entre o primeiro e a segunda. A escrita académica envolve a que se faz a partir de fontes, tarefa complexa que requer competências de compreensão e de composição, e conhecimentos de regras de citação. Dada a sua complexidade, muitos estudantes têm dificuldades nesta tarefa. É assim que pretendemos saber se o plágio se relaciona com défices de escrita. Com esse objetivo pediu-se a 137 estudantes universitários que escrevessem um texto a partir da consulta de fontes, e que respondessem a um questionário. Através da análise das composições é possível perceber se os estudantes são capazes de transformar os seus textos, recorrendo ao sumário, ou se usam estratégias próximas do plágio, como a cópia, a escrita em mosaico e a paráfrase. Os resultados do questionário dizem-nos como é que os participantes se veem a si próprios como escritores. Neste artigo apresentamos os primeiros resultados obtidos através do questionário. Estes indicam-nos que os estudantes têm percepções positivas acerca de si próprios como escritores e que pensam conhecer regras de citação. No entanto, quando questionados sobre como citar fontes, muitos deles erram, o que revela uma discrepância entre o que pensam saber e o que realmente sabem. Quando tivermos todos os resultados, poderemos identificar o tipo de estratégias usadas na escrita e se estas são as que são percepcionadas pelos estudantes. Estes estudos ajudarão a perceber em que medida o plágio está relacionado com a escrita.pt
dc.description.abstractBeing plagiarism the act of taking the writings of another person and passing them off as one’s own, there is a strong relationship between plagiarism and writing. Academic writing involves writing from sources, a complex task requiring comprehension, composition skills, and knowledge about how to cite sources. Given the complexity of writing, many students have difficulties mastering this task. This is how we want to determine if plagiarism is a result of poor writing skills. For this purpose we asked 137 college students to write a text from sources and to answer a questionnaire. Analyzing students’ compositions we can ascertain if they are able to transform their texts using a summary strategy, or if they use strategies very close to plagiarism, such as copying, patchwriting and paraphrasing. The results of the questionnaire inform us how the students see themselves as writers. In this paper we present the first results obtained by the questionnaire. These results indicate that students have positive perceptions about themselves as writers and that they also believe they know citation rules. However, when questioned how to cite sources, many students fail to give a correct answer. There seems to be a discrepancy between what students think they know and what they really know. When all the results are available we shall establish which are the real strategies students use and if they are the same students refer to use. These studies will help to better understand the relationship between plagiarism and writing skills.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectEscrita académicapt
dc.subjectEscrita a partir de fontespt
dc.subjectPlágiopt
dc.subjectAcademic writingpt
dc.subjectWriting from sourcespt
dc.subjectPlagiarismpt
dc.titleEscrita académica e plágio no Ensino Superiorpt
dc.typeconferenceObjectpt
degois.publication.firstPage396pt
degois.publication.lastPage402pt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleAtas do XIV Congresso da SPCE: Ciências, Culturas e Cidadaniaspt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2019-01-01*
dc.relation.conferenceXIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Ciências, Culturas e Cidadanias, 11-13 de outubro de 2018, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Coimbra-
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypeconferenceObject-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-1720-1488-
crisitem.author.orcid0000-0003-3177-5493-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Escrita academica e plagio no ensino superior.pdf217.21 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

207
checked on Apr 9, 2024

Download(s)

97
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.