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Title: Memórias Encenadas: Processos de Criação em Teatro Depoimento
Authors: Silva, Sara Jobard Costa e
Orientador: Oliveira, Fernando Matos
Keywords: teatro depoimento; teatro documental; processo criativo; encenação de memórias; testimony theater; documentary theater; creative process; staging memories
Issue Date: 20-May-2021
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O anseio pelo real no artista contemporâneo provocado pelo impulso arquivístico que percorre o século XX engendrou uma série de produções teatrais documentais, que divergem em métodos, territórios e terminologias, gerando uma teia epistemológica e criativa complexa. Baseando-se em algumas das formas de mobilização e utilização do real que se verifica nas práticas de criação no teatro contemporâneo, nos estudos de seu histórico recente, suas estruturas e características, este trabalho investiga e sistematiza o processo criativo do teatro caracterizado especificamente pela protagonização de memórias em cena. A investigação diferencia os conceitos de teatro documental e teatro depoimento, a partir de um estudo aprofundado sobre o histórico, a concepção e a estrutura do teatro contemporâneo delineado como dramaturgias do real, aliado à pesquisa prática. A tese delimita, na primeira parte, a linha histórica do surgimento e afirmação do teatro documental e suas ramificações na cena ocidental. Para direcionar a análise e sistematizar os processos de criação estudados, a segunda parte da tese é composta por uma descrição detalhada dos elementos técnicos e estruturais recorrentes nas montagens das dramaturgias do real. A terceira parte descreve, analisa e debate a experimentação prática. Para tanto, a investigadora participou da construção de dois espetáculos teatrais distintos, com enfoques diferentes na coleta de materiais: o primeiro foca em histórias de vida, com entrevistas a terceiros e consulta a documentos históricos; o segundo recorreu à encenação de memórias, entrelaçando entrevista a terceiros com experiências das próprias atrizes em cena. O estudo de modelos de teatro caracterizados atualmente como documentais colabora com a reflexão e compreensão do contexto sociopolítico onde se inserem. A pesquisadora investiga, sobretudo, os processos de encenação criados a partir das memórias que se relacionam afetivamente com os atores. O termo teatro depoimento é definido, destacando relações de congruências e divergências com o que a crítica tem vindo a caracterizar como teatro documental, desde início do séc. XX até o presente.
The longing for the real in the contemporary artist caused by the archival impulse that runs through the twentieth century engendered a series of documentary theatrical productions, which differ in methods, territories and terminologies, generating a complex epistemological and creative web. Based on some of the forms of mobilization and use of the real that can be seen in the creative practices in contemporary theater, on the studies of its recent history, its structures and characteristics, this thesis investigates and systematizes the creative process of the theater which prioritize the memories on the scene. The research differentiates the concepts of documentary theater and testimonial theater out of an in-depth study of the history, conception and structure of contemporary theater outlined as dramaturgies of the real, along with practical research. The thesis delimits, in the first part, the historical line of the emergence and affirmation of the documentary theater and its ramifications in the western scene. In order to direct the analysis and systematize the creative processes studied, the second part of the thesis consists of a detailed description of the technical and structural elements that are recurrent in the plays classified as “Dramaturgies of the Real”. The third part describes, analyzes and debates practical experimentation. For this purpose, the researcher participated in the construction of two different theatrical plays, with different focuses on the collection of materials: the first focuses on life stories, with interviews with third parties and consultation of historical documents; the second resorted to staging memories, intertwining interviews with third parties and experiences of the actresses themselves on the scene. The study of theater models currently characterized as documentary collaborates with the reflection and understanding of the socio-political context in which they operate. The researcher investigates, above all, the staging processes created from the memories that relate emotionally with the actors. The term testimony theatre is defined, highlighting relations of congruences and divergences with what the critic has been characterizing as documentary theater, since the beginning of the 20th century to the present.
URI: http://hdl.handle.net/10316/100906
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Artes - Teses de Doutoramento
UC - Teses de Doutoramento

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