Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/100898
Título: Terminologias linguísticas no ensino das línguas clássicas (lc) e do português (pe): o caso das funções sintáticas. (in)correspondências
Outros títulos: Linguistic terminologies in the teaching of classical languages (cl) and portuguese (ep): the case of syntactic functions. Matches and mismatches
Autor: Faria, Rui Tavares de 
Palavras-chave: gramática; sintaxe; terminologia linguística; ensino do Português (PE); ensino das Línguas Clássicas (LC); grammar; syntax; linguistic terminology; teaching of Portuguese (EP); teaching of Classical Languages (CL)
Data: 2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: Boletim de Estudos Classicos
Número: 66
Resumo: No presente artigo, analisa-se, demonstra-se e discute-se a (im)pertinência de duas nomenclaturas de termos gramaticais no ensino das sintaxes grega, latina e portuguesa. Até que ponto é coerente proceder à análise sintática de uma sequência linguística em grego antigo ou em latim, nos ensinos secundário e superior, recorrendo a uma classificação desconhecida de alunos que estão familiarizados com a Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS), desde o 1.º ciclo do ensino básico? De que modo é legítimo e prático, do ponto de vista didático-pedagógico, um docente de Português e de Línguas Clássicas ter de usar dois glossários terminológicos para o ensino da sintaxe? Que (in)correspondências existem ao nível das classificações? Quais as propriedades sintáticas que determinam uma dada classificação?
: In this article, the (in)pertinence of two grammatical term nomenclatures in the teaching of Greek, Latin and Portuguese syntax is analysed, shown and discussed. How consistent is it to proceed with the syntactic analysis of linguistic sequence in ancient Greek or Latin, in secondary and higher education, using an unknown classification to students who are familiar with the Linguistic Terminology adopted in Basic and Secondary Education in the teaching of Portuguese grammar (TLEBS), since the 1st cycle of basic education? How is it legitimate and practical, from a didactic-pedagogical perspective, for a teacher of Portuguese and Classical Languages to use two terminological glossaries for teaching syntax? What matches and what mismatches exist at the level of both classifications? What are the syntactic properties that determine a given classification in each language (Portuguese, Greek and Latin)?
URI: https://hdl.handle.net/10316/100898
ISSN: 2183-7260
0872-2110
DOI: 10.14195/2183-7260_66_9
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de Estudos Clássicos - Artigos em Revistas Internacionais

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

124
Visto em 23/abr/2024

Downloads

193
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons