Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/100744
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dc.contributor.advisorCosta, João Pedro Dias Fontes da-
dc.contributor.advisorAlmeida, Luís Miguel Alçada Tomás de-
dc.contributor.authorSantiago, Ana Beatriz Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-07-08T22:01:43Z-
dc.date.available2022-07-08T22:01:43Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.date.submitted2022-07-08-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/100744-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractO mundo atual está perante transformações sociais, económicas, políticas e culturais que afetam tanto as pessoas como as organizações. Isso conduz à necessidade de uma reestruturação produtiva.Nesse sentido, as organizações são desafiadas todos os dias a desenvolver e utilizar instrumentos de gestão que lhes permitam uma competitividade no momento atual e no futuro.Assim, a avaliação de desempenho é utilizada pelas empresas para estas analisarem o desempenho dos seus colaboradores na execução das suas tarefas com vista o melhoramento dos resultados organizacionais bem como os resultados pessoais e profissionais de cada colaborador.Deste modo, é possível aperfeiçoar o desempenho sem diminuir determinados fatores relevantes como a relação líder membro, a justiça, a confiança e a satisfação.O desempenho é refletido no sucesso da organização pois para além da organização se desenvolver, desenvolve também os seus colaboradores. Por estas razões, o principal objetivo da avaliação do desempenho é bastante complexo: educar, desenvolver, treinar e claro, avaliar o desempenho dos indivíduos.Assim, chegamos ao título desta dissertação: As relações líder-membro e o impacto nas atitudes e no desempenho: Um estudo de caso na indústria hoteleira.Esta dissertação de Mestrado em Gestão é apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra para a obtenção do grau de Mestre orientada pelo Prof Doutor João Pedro Dias Fontes da Costa e coorientada pelo Prof. Doutor Luís Alçada-Almeida.Para proteção de todos os dados e por falta de autorização superior, não poderá nem será referido o nome da empresa/grupo hoteleiro.por
dc.description.abstractThe world today is facing social, economic, political, and cultural changes that affect both individuals and organizations. This leads to the need for productive restructuring.In this sense, organizations are challenged every day to develop and use management tools that allow them to be competitive now and in the future.Thus, the performance evaluation is used by the companies to analyse the performance of their employees in the execution of their tasks to improve the organizational results as well as the personal and professional results of each employee.In this way, it is possible to improve performance without reducing certain relevant factors such as the member leader relationship, justice, trust, and satisfaction.Performance is reflected in the success of the organization because, in addition to developing the organization, it also develops its employees. For these reasons, the main objective of performance evaluation is quite complex: to educate, develop, train and, of course, evaluate the performance of individuals.Thus, we come to the title of this dissertation: The leader-member relations and the impact on attitudes and performance: A study case in the hotel industry.This Master's thesis in Management is presented to the Faculty of Economics of the University of Coimbra to obtain the Master's degree guided by Prof. João Pedro Dias Fontes da Costa and co-directed by Prof. Luís Alçada-Almeida.For the protection of all and for lack of superior authorization, it cannot even be the name of the hotel company/ hotel group.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectdesempenhopor
dc.subjectrelação líder-membropor
dc.subjectorganizaçãopor
dc.subjectindivíduopor
dc.subjectcolaboradorespor
dc.subjectperformanceeng
dc.subjectmember leader relationshipeng
dc.subjectorganizationeng
dc.subjectindividualeng
dc.subjectemployeeseng
dc.titleAs relações líder-membro e o impacto nas atitudes e no desempenho: Um estudo de caso na indústria hoteleirapor
dc.title.alternativeThe leading member relationships and the impact on attitudes and performance: A study case in the hotel industryeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Economia da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleAs relações líder-membro e o impacto nas atitudes e no desempenho: Um estudo de caso na indústria hoteleirapor
dc.date.embargoEndDate2027-12-01-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2027-12-01*
dc.identifier.tid203033400-
thesis.degree.disciplineGestão e Administração-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSantiago, Ana Beatriz Rodrigues::0000-0002-8597-5469-
uc.degree.classification15-
uc.date.periodoEmbargo2190-
uc.degree.presidentejuriDimas, Isabel Cristina Dórdio-
uc.degree.elementojuriAlmeida, Luís Miguel Alçada Tomás de-
uc.degree.elementojuriOliveira, Teresa Carla Trigo de-
uc.contributor.advisorCosta, João Pedro Dias Fontes da-
uc.contributor.advisorAlmeida, Luís Miguel Alçada Tomás de::0000-0003-1272-9053-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextembargo_20271201-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
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