Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/100657
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dc.contributor.advisorLourenço, Óscar Manuel Domingos-
dc.contributor.authorEufrásio, Ricardo Jorge Alcobia Duarte-
dc.date.accessioned2022-07-07T22:01:28Z-
dc.date.available2022-07-07T22:01:28Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.date.submitted2022-07-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/100657-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão e Economia da Saúde apresentada à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractNas crianças, parte dos ganhos em saúde, decorrentes da utilização da bicicleta, podem ser perdidos devido a lesões acidentais. É crescente a preocupação relativa ao impacto dos traumatismos cranioencefálicos (TCE), sendo a principal causa de morte e incapacidade nos acidentes de bicicleta.Apesar da proteção efetiva, conferida pelo capacete de bicicleta, a sua utilização continua reduzida nas crianças em idade escolar, o grupo de ciclistas em que as taxas de incidência de TCE, são superiores. Os TCE representam um custo socioeconómico, sobre os doentes, famílias e sociedade, impossível de ignorar.Entre as estratégias disponíveis para a promoção do uso do capacete, e consequentemente redução da incidência e gravidade dos TCE, está a implementação de legislação para o uso obrigatório. A efetividade da legislação, é amplamente discutida, sendo evidente o efeito induzido no aumento da utilização do capacete, apesar dos receios manifestados pelos opositores à imposição da referida obrigação, relativamente à possibilidade de redução do número de ciclistas.Na definição de prioridades nas políticas de saúde, e particularmente na escolha de intervenções alternativas na promoção da saúde, a avaliação económica apresenta-se como um instrumento estrutural no processo de tomada de decisão. Na avaliação económica de custo-efetividade dos programas legislativos, importa considerarem-se algumas especificidades metodológicas no momento da respetiva análise.Independentemente das estratégias que se considerem implementar, uma conclusão é evidente, o capacete de bicicleta é uma proteção individual que deve ser promovida.por
dc.description.abstractChildren, while riding the bicycle, can lose some of its health advantages due to accidental injuries. It is growing the worrisome concerning the health impact of traumatic brain injuries (TBI), being the leading cause of serious disability and death in bicycle crashes.Although the effective protection that bicycle helmets provide, their use remains low among school-age children, the group for whom TBI’s incidence is the highest. TBI represents social and economic costs, to patients, their families and the society, which are impossible to ignore.Among the available strategies to promote helmet use, hence lowering TBI incidence and severity, there is the legislation defining mandatory use while riding a bicycle. Its effectiveness is widely debated, being evident to most its effect inducing the rise on helmet use. Nevertheless those who oppose, express their fears and become restless with the possibility of it limiting cycling.While setting up priorities on health politics and particularly choosing among alternative health promotion strategies, economic evaluation presents as a determinant technical instrument on decision making. The economic evaluation, particularly the cost-effectiveness analysis of the bicycle helmet legislation, has some particular methodological specifications and limitations, that matter consideration when planning and performing such analysis.No matter the strategies the policy-makers might take, one conclusion is evident: the bicycle helmet is an individual protection that must be promoted.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAcidente de Bicicletapor
dc.subjectTraumatismo Cranioencefálicopor
dc.subjectCapacetepor
dc.subjectAvaliação Económica Custo-Efetividadepor
dc.subjectLegislaçãopor
dc.subjectBicycle Crasheseng
dc.subjectTraumatic Brain Injurieseng
dc.subjectHelmeteng
dc.subjectCost-Effectiveness Economic Evaluationeng
dc.subjectLegislationeng
dc.titleImpacto Socioeconómico dos Traumatismos Cranioencefálicos nas Crianças por Acidentes de Bicicleta e Avaliação Económica Custo-Efetividade da Opção Legislativa na Promoção do Uso de Capacete de Bicicletapor
dc.title.alternativeSocioeconomic Impact of Traumatic Brain Injuries among Children due to Bicycle Crashes and Cost-Effectiveness Evaluation of Legislation in the promotion of Bicycle Helmet Useeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleImpacto Socioeconómico dos Traumatismos Cranioencefálicos nas Crianças por Acidentes de Bicicleta e Avaliação Económica Custo-Efetividade da Opção Legislativa na Promoção do Uso de Capacete de Bicicletapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203034414-
thesis.degree.disciplineEconomia, Gestão e Administração-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Economia da Saúde-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorEufrásio, Ricardo Jorge Alcobia Duarte::0000-0002-8466-7894-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriRaposo, Víctor Manuel dos Reis-
uc.degree.elementojuriAntunes, Micaela Andreia Alegria-
uc.degree.elementojuriLourenço, Óscar Manuel Domingos-
uc.contributor.advisorLourenço, Óscar Manuel Domingos::0000-0002-3642-4919-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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