Title: NEO-PI-R- Contextos Teóricos e Psicométricos: "Ocean"ou "Iceberg"
Authors: Lima, Margarida Maria Baptista Mendes Pedroso de 
Keywords: Psicologia do Desenvolvimento
Issue Date: 1997
Citation: LIMA, Margarida Maria Baptista Mendes Pedroso de - NEO-PI-R- Contextos Teóricos e Psicométricos: "Ocean"ou "Iceberg". Coimbra, 1997. 424 p.
Abstract: Tendo em consideração a actualidade e os novos e desafiadores desenvolvimentos na área da psicologia da personalidade, a presente dissertação começa com uma breve análise das diferentes perspectivas, concepções e definições da personalidade, detendo-se, sobretudo, na abordagem dos traços e na avaliação da mesma, através dos questionários. Segue-se uma síntese sobre o estado actual (anos 90), e as tendências do estudo da personalidade na idade adulta, da qual se salienta a recontextualização das teorias dos traços e a sua relação com o paradigma epistemológico emergente. Terminamos com o estudo aprofundado do modelo dos cinco factores. A sua escolha justifica-se, por várias razões: por ser actual e representar uma das tendências de estudo, neste domínio, no final deste século; por ser, também, e, simultaneamente, rico em perspectivas e susceptível de desencadear um arejamento e revitalização desta área; por estar operacionalizado, através de um instrumento de reconhecido mérito teórico e psicométrico - o NEO-PI-R. A segunda parte desta dissertação inicia-se com a descrição do NEO-PI-R. Este, baseado na tradição psicométrica e na preocupação de avaliar as diferenças individuais, representa um expoente de sofisticação e de abrangência na forma de medir as diferentes dimensões da personalidade. Segue-se a aferição do NEO-PI-R que é, o objecto da 2a. parte desta dissertação. Ela vem colmatar uma das carências no domínio da avaliação, ou seja, a inexistência de um instrumento de avaliação da personalidade para a idade adulta, actual e adaptado, especificamente, para a população portuguesa. Neste sentido, com base numa amostra representativa realizaram-se vários estudos sobre a validade e a fidelidade da versão portuguesa deste questionário. A partir deles, edificaram-se as normas para a população nacional adulta e reflectiu-se e discutiu-se sobre a problemática da avaliação e compreensão da personalidade na idade adulta.
URI: http://hdl.handle.net/10316/1006
Rights: embargoedAccess
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