Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/100462
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorColussi, Claudia Flemming-
dc.contributor.authorHellmann, Fernando-
dc.contributor.authorVerdi, Marta-
dc.contributor.authorSerapioni, Mauro-
dc.contributor.authorSavassi, Leonardo Cançado Monteiro-
dc.contributor.authorFerreira, Diego Diz-
dc.contributor.authorCharneski, Eliane Ricardo-
dc.contributor.authorMassignam, Fernando Mendes-
dc.contributor.authorSantos, Luana Silvestre dos-
dc.contributor.authorBaibich, Maria Esther Souza-
dc.date.accessioned2022-06-20T16:43:16Z-
dc.date.available2022-06-20T16:43:16Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn1678-4464pt
dc.identifier.issn0102-311Xpt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/100462-
dc.description.abstractCom a implantação da atenção domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), diante da necessidade de capacitação de gestores e profissionais, criou-se o Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância (PMQPAD) numa parceria entre a Universidade Aberta do SUS e a Coordenação Geral de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde. Por meio de cursos de especialização, aperfeiçoamento e autoinstrucionais, o programa teve grande capilaridade e alcance no país, com quase 300 mil matrículas distribuídas em todos os estados brasileiros. O objetivo do presente estudo foi estruturar um modelo avaliativo do PMQPAD, por meio de um estudo de avaliabilidade, com a participação dos gestores do programa. Foi utilizada a metodologia desenvolvida por Thurston & Ramaliu, cujas etapas permitiram descrever o programa, representá-lo por meio de um modelo lógico e desenvolver uma matriz avaliativa. Foram realizadas análise documental, entrevistas semiestruturadas e oficinas de consenso para validação do modelo. O processo resultou no desenvolvimento de três matrizes avaliativas, uma para cada modalidade de curso do programa, com quatro dimensões de análise em comum (Características do curso e recursos educacionais; Aspectos institucionais; Resultados; Impactos). Os indicadores avaliativos tiveram, como fontes de dados primários, os alunos, os tutores e os gestores do curso. O estudo contou com a participação dos stakeholders e mostrou-se apropriado para o desenvolvimento da proposta avaliativa. Destaca-se o potencial de utilização das matrizes avaliativas desenvolvidas para a avaliação de outros programas de formação a distância no âmbito do SUS.pt
dc.description.abstractWith the implementation of home care in the Brazilian Unified National Health System (SUS), the need to train administrators and health workers led to the creation of the Multicenter Program for Professional Qualification in Distance Home Care (PMQPAD) in a partnership between the SUS Open University and the General Coordinating Division for Home Care, of the Brazilian Ministry of Health. Through courses in specialization, improvement, and self-instruction, the program achieved wide capillarity and scope in the country, with nearly 300,000 enrollments across all states of Brazil. The current study aimed to structure a model to assess the PMQPAD through an evaluability study with participation by the program’s administrators. We used the methodology developed by Thurston & Ramaliu, the stages of which allowed describing the program, representing it with a log frame model, and developing a evaluation matrix. We conducted document analysis, semi-structured interviews, and consensus workshops for the model’s validation. The process resulted in the development of three evaluation matrices, one for each of the program’s course modalities, with four analytical dimensions in common (Course characteristics and educational resources; Institutional aspects; Results; Impacts). The primary data sources for the evaluation indicators were the students, tutors, and administrators. The study drew on stakeholders’ participation and proved appropriate for the development of the evaluation proposal. The results highlight the potential for use of evaluation matrices developed for the assessment of other distance training programs under the SUS.pt
dc.description.abstractCon la implantación de la atención domiciliaria en el ámbito del Sistema Único de Salud (SUS), ante la necesidad de la capacitación de gestores y profesionales, se creó el Programa Multicéntrico de Cualificación Profesional en Atención Domiciliaria a Distancia (PMQPAD), en una colaboración entre la Universidad Abierta del SUS y la Coordinación General de Atención Domiciliaria del Ministerio de Salud de Brasil. A través de cursos de especialización, perfeccionamiento y de autoaprendizaje, el programa tuvo una gran capilaridad y alcance en el país, con casi 300 mil matrículas, distribuidas por todos los estados brasileños. El objetivo del presente estudio fue estructurar un modelo evaluativo del PMQPAD, a través de un estudio de disponibilidad, con la participación de los gestores del programa. Se utilizó la metodología desarrollada por Thurston & Ramaliu, cuyas etapas permitieron describir el programa, representarlo a través de un modelo lógico, y desarrollar una matriz evaluativa. Se realizó un análisis documental, entrevistas semiestructuradas y talleres de consenso para la validación del modelo. El proceso resultó en el desarrollo de tres matrices evaluativas, una para cada modalidad de curso del programa, con cuatro dimensiones de análisis en común (Características del curso y recursos educacionales; Aspectos institucionales; Resultados; Impactos). Los indicadores evaluativos tuvieron como fuentes de datos primarios los alumnos, los tutores y los gestores del curso. El estudio contó con la participación de los stakeholders, y se mostró apropiado para el desarrollo de la propuesta evaluativa. Se destaca el potencial de utilización de las matrices evaluativas desarrolladas para la evaluación de otros programas de formación a distancia en el ámbito del SUS.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherEscola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruzpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectAvaliação em saúdept
dc.subjectAvaliação do ensinopt
dc.subjectServiços de assistência domiciliarpt
dc.subjectEducação à distânciapt
dc.subjectAtenção primária à saúdept
dc.subjectHealth evaluationpt
dc.subjectEducational assessmentpt
dc.subjectHome care servicespt
dc.subjectDistance educationpt
dc.subjectPrimary health carept
dc.subjectEvaluación en saludpt
dc.subjectEvaluación de la educaciónpt
dc.subjectServicios de atención de salud a domiciliopt
dc.subjectEducación a distanciapt
dc.subjectAtención primaria de saludpt
dc.titleEstudo de avaliabilidade do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância (PMQPAD)pt
dc.title.alternativeEvaluability study of the Multicenter Program for Professional Qualification in Distance Home Care (PMQPAD)pt
dc.title.alternativeEstudio de disponibilidad del Programa Multicéntrico de Cualificación Profesional en la Atención Domiciliaria a Distancia (PMQPAD)pt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPagee00081920pt
degois.publication.issue10pt
degois.publication.locationRio de Janeiropt
degois.publication.titleCadernos de Saúde Públicapt
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.1590/0102-311X00081920pt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.1590/0102-311x00081920pt
degois.publication.volume37pt
dc.date.embargo2021-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypearticle-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-5761-2660-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Estudo de avaliabilidade do Programa Multicêntrico.pdf413.19 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

WEB OF SCIENCETM
Citations

1
checked on Mar 2, 2024

Page view(s)

72
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

21
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons