Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/100302
Title: Práticas pedagógicas no exterior: estudo exploratório
Other Titles: Outdoor Learning Practices: exploratory study
Authors: Oliveira, Carina Maria Vieira de
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Keywords: Educação ao ar livre; Educação Holística; Brincar Livre; Outdoor Education; Holistic Education; Free Play
Issue Date: 31-Mar-2022
Serial title, monograph or event: Práticas pedagógicas no exterior: estudo exploratório
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: O reconhecimento de várias problemáticas associadas à primeira infância, tais como obesidade, sedentarismo, défice de atenção e hiperatividade, assim como stress, ansiedade, e reduzidos tempos ao ar livre, nomeadamente em espaços naturais, tem despoletado o aparecimento de projetos educativos e escolas “fora de portas”. Se o potencial pedagógico do brincar ao ar livre for reconhecido pelas famílias e pela sociedade como um todo, as crianças poderão beneficiar de cada vez mais ambientes saudáveis, planeados em função dos seus interesses e necessidades. Neste estudo foram analisadas as perspetivas de 5 educadoras de infância portuguesas, cujos Contextos de Educação de Infância contemplam o uso de espaços exteriores diariamente. Procurou-se averiguar como é desenvolvida a prática pedagógica no exterior tendo em consideração as perceções e usos do espaço. Da análise dos resultados obtidos observam-se perspetivas valorizadoras do espaço exterior bem como a procura pela diversificação dos materiais disponibilizados nos mesmos, Não obstante, percebeu-se ainda alguma desarticulação quanto aos discursos das educadoras relativamente ao uso do espaço exterior e as ações e tempos despendidos no mesmo. A valorização do brincar livre constitui-se como central na prática pedagógica dos contextos de infância em estudo, tanto em contextos de interior como de exterior. O adulto surge nos discursos das participantes enquanto um facilitador da aprendizagem, ressaltando-se a importância de uma atuação que enquadre uma perspetiva holística. O envolvimento parental afigura-se central nos contextos educativos em estudo sendo estimulado pelas educadoras, nomeadamente na sua vertente mais relacional.
The recognition of several problems associated with early childhood, such as obesity, sedentary lifestyle, attention deficit and hyperactivity, as well as stress, anxiety, and reduced outdoor time, particularly in natural spaces, has triggered the emergence of educational projects and outdoor learning schools. If the pedagogical potential of outdoor play is recognized by families and society as a whole, children will benefit from more and more healthy environments, planned according to their interests and needs. In this study we analyzed the perspectives of 5 Portuguese kindergarten teachers, whose kindergarten settings include the use of outdoor spaces on a daily basis. We tried to find out how the outdoor pedagogical practice is developed, taking into account the perceptions and uses of space. From the analysis of the results, we observed perspectives that value the outdoor space as well as the search for diversification of the materials available there. Nevertheless, we still noticed some inconsistency in the educators' discourse regarding the use of outdoor space and the actions and time spent on it. The valorization of free play is central to the pedagogical practice of the early childhood contexts under study, both in indoor and outdoor settings. According to their statements, the adult emerges as a facilitator of learning, emphasizing the importance of a holistic perspective. Parental involvement seems to be central in this educational contexts, being stimulated by the educators, particularly in its more relational aspect.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/100302
Rights: openAccess
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