Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/100033
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dc.contributor.advisorCorreia, Gonçalo Homem de Almeida Rodriguez-
dc.contributor.authorBacalhau, Miguel António Simões-
dc.date.accessioned2022-04-28T14:01:54Z-
dc.date.available2022-04-28T14:01:54Z-
dc.date.issued2012-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/100033-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Civil, Especialidade de Urbanismo, Transportes e Vias de Comunicação, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractO sistema de transportes é constituído por vários atributos que são elementos fundamentais dentro do processo e qualquer variação provoca uma alteração na procura. Para estimar a procura é necessário recorrer a modelos matemáticos que traduzam as escolhas das pessoas através do Módulo de Repartição Modal - um módulo particularmente importante do Modelo de Transportes - que estima as quotas de mercado de cada um dos modos de transporte com base em variáveis mensuráveis. A modelação da etapa de repartição modal permite calcular a aproximação dos modelos de escolha discreta com a verdadeira escolha dos utentes de transportes. A presente dissertação procura analisar como as pessoas escolhem o meio de transporte na cidade de Coimbra. Para concretizar este objectivo utiliza-se como ferramenta de trabalho os modelos matemáticos de escolha discreta tendo por base os dados do Inquérito à Mobilidade da região de Coimbra realizado para a empresa Metro Mondego. A partir dos inquéritos foram criados pares de comparações considerando como modos o Transporte Colectivo e o Transporte Individual. Para a estimação do modelo definiram-se as funções utilidade com base nas variáveis explicativas. De acordo com os resultados obtidos foi possível verificar que a maioria das variáveis é significativa. No modelo o coeficiente de determinação ( é maior que 0.5, um valor que não traduz um modelo muito ajustado mas em modelos de escolha discreta é aceitável para que os resultados possam ser significativos. Verifica-se que o modelo estima precisamente a mesma repartição modal que é observada nos dados: 72% para o Transporte Individual e 28% para o Transporte Colectivo. Os resultados da estimação do modelo apontam para que o utente do Transporte Individual é caraterizado por adultos que habitam em zonas centrais da cidade com profissão de rendimento mais elevado. Os mais jovens e a maioria dos idosos têm a tendência para escolher o Transporte Colectivo devido aos seus rendimentos. Esta preferência é incentivada pela oferta de percursos das carreiras aos locais principais da cidade e por descontos que podem usufruir nas viagens.pt
dc.description.abstractThe transport system consists of several attributes that are key elements within the process and any variation causes a change in demand. To estimate the demand is necessary to use mathematical models that reflect people's choices through the Modal Distribution Module (the main step to the Model Transportation) witch calculate market shares of each mode of transport based on measurable variables. The modeling of the modal split step allows to calculate the approximation of discrete choice models with the real choice of transport users. This dissertation aims to analyze how people choose the means of transport in the city of Coimbra. To achieve this objective is used as a tool of mathematical models based on discrete choice survey data for mobility in the region of Coimbra done for the company Metro Mondego. The surveys were created from pairs of comparisons considering the Public Transport and Individual Transport. For estimation of the model were defined utility functions based on the explanatory variables. According to the results we found that most of the variables is significant. In the model the coefficient of determination ( is greater than 0.5, a value that expresses a low accuracy but in discrete choice models is acceptable to allow the results to be significant. It appears that the model estimates precisely the same modal distribution that is observed in the data: 72% for the individual transport and 28% for public transport. The estimation results of the model indicate that the user of the individual transport is characterized by adults who live in city center with higher income profession. The youngest and elderly people have a tendency to choose the public transport because of your earnings. This preference is encouraged by offering career paths to the main sights of the city and can enjoy discounts on travel.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.titleModelos de Escolha Discreta em Planeamento de Transportes: uma aplicação à cidade de Coimbrapt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2012-07-01*
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Civilpt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado
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